Uma breve e antiga história


A Primeira Igreja Batista em São Francisco/MG foi organizada pelo Pastor João Bispo dos Santos, missionário da Convenção Batista Brasileira, que veio do Rio de Janeiro, em meados do ano de 1945.


Quando o pastor/missionário João Bispo dos Santos voltou para o Rio de Janeiro, a Igreja ficou sem uma liderança. A igreja Batista mais próxima era a Primeira Igreja Batista em Montes Claros. Devido à distância e dificuldades de transportes naquele tempo, a igreja não recebia nenhuma apoio de outra igreja. Assim, ela deixou de ser Igreja e passou a ser Congregação da Primeira Igreja Batista em Montes Claros/MG.


Pouco depois, o pastor/missionário Josias Corrêa de Castro, visitando o campo de São Francisco, conheceu a então Congregação Batista, levando a mesma a se reorganizar como igreja, em 1955. O grupo, então, deixou a Convenção Batista Braileira e filiou-se à NABA (Associação Batista Norte Americana), atualmente ABB (Associação Batista Brasileira). Atualmente, o pastor da Igreja é o irmão Vitorino Gonçalves dos Santos.


No dia 22 de janeiro de 2017, a igreja completou 72 anos de organização. Uma linda festa espiritual foi realizada com o templo repleto de pessoas, que louvaram a Deus por essa data tão especial.

O palestrante foi o pastor Elmos Rocha, de Montes Claros, que abençoou aos irmãos com uma poderosa mensagem da Palavra de Deus. Houve, ainda, muitas participações especiais.

A história da PIB foi apresentada, em slides, pela irmã Anízia Maria. No final da conferencia, Deus coroou a essa grande festa com a manifestação, de três pessoas, que decidiram seguir a Cristo como Senhor e Salvador.

Algumas curiosidades

Primeiros membros da Igreja

Elvira Gandra, Etelvina Maria de Jesus, Claudelino Ferreira da Silva, Ana Maria da Silva, Geralda Rodrigues da Silva, Cícero Ferreira da Silva, Aureliana Rodrigues da Silva, Paulina Maria da Conceição, Januário Rodrigues da Mata, Natalina Maria da Mata, Joaquim Clemente Barbosa, Anália Maria Barbosa.

A Primeira pessoa a se converter na igreja

João Martins de Souza.

Cópia da Ata de Reorganização

Ata nº. 1

Ata da sessão extraordinária da Igreja Batista de São Francisco, realizada no dia 18 de janeiro de 1955. Estando presentes todos os membros da Igreja, foi declarada aberta a sessão sob a presidência do irmão João Martins de Souza. Em seguida foi decidido por unanimidade que se considere sem efeito a resolução da sessão extraordinária do dia 15 de out. de 1953, por ter sido, a referida sessão, realizada com apenas um terço dos membros da Igreja. Naquela época a Igreja era composta de 12 membros e apenas se achavam presentes 4 membros. Esta sessão, que foi sugerida pelo Pastor Elias Brito, representante da Junta Estadual, reduziu a nossa Igreja em uma Congregação da Igreja Batista de Montes Claros, o que muito prejudicou o Trabalho do Mestre. Após declarada reorganizada a Igreja, foi eleita a seguinte Diretoria: Vice-Moderador – João Martins de Souza, Secretário: José Celestino de Faria e Tesoureira: Elvira Gandra. . Na mesma ocasião a igreja resolveu convidar o Pastor Josias C. Castro, missionário da North American Baptist Association, para o seu pastorado e havendo o mesmo aceito, foi empossado no cargo. A Igreja resolveu também cooperar com a N.A.B. A e com a Associação Batista do Brasil, desligando-se da Convenção Batista Brasileira. Nada mais havendo para tratar, foi encerrada a sessão com uma oração pelo pastor da Igreja, lavrando eu esta Ata que vai assinada por todos os membros da Igreja. São Francisco em 18 de janeiro de 1955.

Primeiras pessoas batizadas pela igreja após a reorganização

(Aceitos por profissão de fé no dia 26 de maio de 1955)

Armando Neves Magalhães, Enedina Ferreira da Silva, D. Maria Gandra, Celestino Ferreira da Silva, Claudemiro Ferreira da Silva

Primeiro Evangelista da Igreja

(Eleito em 8 de maio de 1960)

Pedro Farias de Oliveira


Destaques
Mais recentes
Arquivo