Deus chama mais um para a batalha (Entrevista)

Luciano Junio Ornelas Alquimim é casado com Anny Carolina e pai de Rafael, Lara e Caio. Deixou o catolicismo e se converteu à Cristo aos 28 anos na 1ª Igreja Batista em Pirapora. Hoje, com 36 anos, trabalhando como cabo da Polícia Militar de Minas Gerais, está disposto a iniciar sua jornada pastoral na ABB. Mas antes disso, será sabatinado pelos pastores da Associação, no dia 03 de novembro de 2018.

Para ser um pastor da Associação Batista Brasileira (ABB) o candidato deve ter curso de Teologia, ter boa conduta diante da sociedade, a confiança da Igreja onde é membro e, principalmente, ter a certeza de que o nosso Deus o chamou para esse honroso ministério. O Semeador conversou com ele sobre esse momento, sobre sua vida e sua expectativa para o concílio. Veja a entrevista abaixo e boa leitura!


Há quanto tempo você é membro de uma igreja Batista?


Sou membro da PIB de Pirapora há 7 anos. Fui batizado no dia 23 de abril de 2011.


Quando foi que sentiu que tinha chamado para o ministério pastoral?


A partir do momento que assumi algumas funções na igreja, percebi com o tempo, que Deus tinha algo diferente para fazer através da minha vida. Comecei a deixar algumas questões pessoais e projetos em segundo plano para que pudesse dedicar mais tempo às atividades na igreja. Inicialmente, nem eu mesmo compreendia o motivo, apenas queria cooperar com a obra do Senhor. Era algo que eu passei a amar e que me preenchia por completo, trazendo muita alegria e contentamento.

Devido à minha profissão, queria muito fazer o curso de direito, inclusive estava pronto para prestar o vestibular em 2014. Porém, de uma maneira extraordinária, Deus mudou totalmente o desejo do meu coração e colocou diante de mim o interesse pela teologia.


Por três anos consecutivos, 2012, 2013 e 2014 eu tentei o concurso interno da PM, o CFS (Curso de Formação de Sargentos). Em todos os anos fui aprovado nas primeiras fases. No decorrer das etapas sempre acontecia alguma coisa de errado que me impedia de prosseguir nos demais processos do concurso.


Desde então comecei a perguntar a Deus o que Ele queria de mim, quais eram os propósitos Dele para a minha vida. E mais uma vez, de uma maneira sobrenatural, eu comecei a compreender que Deus estava direcionando a minha vida para atender a um chamado especial.


No dia 16 de maio de 2015, durante o congresso da Jubaminas, na Igreja Batista Maranata em Pirapora, o Pr. Georgiran, após a mensagem, fez um apelo específico convidando vocacionados para atenderem ao chamado de Deus para a obra do Senhor. Neste dia eu fui tomado por um choro intenso, por uma convicção tão forte de que Deus estava respondendo todas as minhas dúvidas em relação ao meu chamado. E naquele dia tive a certeza de que o propósito de Deus para a minha vida era que eu fosse um Pastor.


Para você, qual é a parte mais difícil na preparação para o concílio?


Acho que a tensão e o nervosismo pela aproximação do dia do concílio e pelo grande conteúdo teológico a ser estudado.


Atualmente o irmão faz teologia em qual faculdade? Em que período está?


Faço teologia no STBNM (Seminário Teológico Batista do Norte de Minas), em Montes Claros. Seminário da Convenção Batista Brasileira. Estou no 4º período.


Você já estudou à distancia, correto? Conseguiu assimilar e aproveitar bem os conteúdos nessa modalidade? Recomendaria o EAD àqueles que pretendem fazer o curso Teológico?


Estudei à distância, no sistema EAD, somente por alguns meses quando fiz alguns módulos pela ABECAR de Mogi das Cruzes - SP. Contudo, devido a dificuldade de assimilação e aproveitamento do conteúdo, eu optei por buscar uma faculdade presencial.


Atualmente o meu curso é presencial e estudo de segunda a sexta-feira na cidade de Montes Claros.


Recomendo o sistema EAD somente para aqueles que não têm a possiblidade de estudarem no método convencional, caso contrário que façam o presencial, que sem sombra de dúvidas, é muito mais proveitoso.


Fique à vontade para dar sua palavra final.

Estou muito feliz com tudo o que tem acontecido em minha vida, com as bênçãos grandiosas que Deus tem me proporcionado. Eu tenho visto a mão de Deus operar sobre a minha vida, sobre a minha família e sobre todos que estão à minha volta de maneira graciosa. Sou muito grato a Deus por ter o privilégio de ser servo e a oportunidade de poder cooperar na Sua obra.


A minha história com o Senhor tem sido extraordinária. E de forma surpreendente Ele me chamou para o ministério pastoral e, de forma ainda mais surpreendente, tem preparado todas as coisas para a realização do meu concílio. Tenho aguardado com muita expectativa esse dia. Acredito que será um dos dias mais felizes da minha vida, pois Deus tem me surpreendido o tempo todo e eu sei que neste dia não será diferente.


Creio ainda que, no dia 03 de novembro de 2018, eu darei mais um passo importante naquilo que Deus me chamou para cumprir dentro dos Seus propósitos. “Ninguém te menospreze por seres jovem, mas procura ser exemplo para os fiéis, na palavra, no comportamento, no amor, na fé e na pureza”. 1 Ti 4: 12



Destaques
Mais recentes